Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
#Portal Idgnow

Hackers criam páginas falsas de lojas no Facebook para enganar usuários

  • Publicado: Quinta, 30 de Março de 2017, 12h55
  • Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2017, 16h36
  • Acessos: 55

Segundo PSafe, criminosos chegaram a criar mais de 100 perfis falsos na rede social de lojas como Casas Bahia e Ponto Frio para roubar dados de vítimas.

Hackers vem criando páginas falsas de grandes redes varejistas como Casas Bahia e Ponto Frio no Facebook para enganar os usuários brasileiros. As informações são da empresa de segurança PSafe.

Segundo a companhia, essas fanpages falsas criadas pelos criminosos na rede social trazem links maliciosos que direcionam as vítimas para páginas falsas com ofertas igualmente enganosas. Quando o usuário realiza a suposta compra, o hacker então ganha acesso aos seus dados bancários.

Como tratam-se de páginas falsas, os consumidores enganados não recebem nada em troca ao realizar essas compras em links maliciosos. Pelo contrário, uma vez que os criminosos podem usar esses dados dos usuários para causar danos financeiros às vítimas, conforme a PSafe.

A abordagem dos criminosos inclui até abordar os usuários por meio de mensagens privadas no Facebook para tirar dúvidas sobre a compra e evitar assim que a fraude seja descoberta.

pontofriohackers01.jpg

“Esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais frequente por não requerer alto nível de conhecimento técnico por parte dos hackers. Além disso, por meio dele, é possível aproveitar-se da popularidade de grandes marcas para atrair um alto número de vítimas. Para se ter uma ideia, em apenas uma semana a página falsa de ofertas de um dos varejistas conquistou mais de seis mil seguidores”, explica o gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni.

No total, a PSafe identificou mais de 100 perfis falsos com esse tipo de oferta no Facebook e informou as fraudes para que a rede social efetue o bloqueio das páginas.

 

Fonte: Idgnow

Fim do conteúdo da página