Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dicas > Onde denunciar crimes virtuais: lista de delegacias especializadas
Início do conteúdo da página

Como garantir que suas contas online serão deletadas quando você morrer.

Criado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 10h33 | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 10h36 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2016, 10h46 | Acessos: 740

Você pode nunca ter pensado nisso, mas ninguém quer morrer e deixar como herança suas contas online e redes sociais para os seus parentes cuidarem, ou deixá-las apenas existindo na internet para sempre.

Se você é o tipo de pessoa que preza muito por sua privacidade, deve planejar uma maneira para que todas as suas contas online e redes sociais sejam apagadas quando você morrer.

Alguns serviços, como o Facebook e o Google, permitem que você configure a exclusão da sua conta antes que você morra. Outros serviços vão manter sua conta ativa para sempre a menos que um membro de primeiro grau da sua família solicite a remoção ao serviço. Confira então como garantir que ninguém se apodere dos seus emails pessoais e mensagens diretas do Twitter.

Google

O gerenciador de contas inativas do Google permite que você escolha o que vai acontecer com a sua conta quando ela se torna inativa por um determinado tempo. Você pode configurar o Gerenciador de contas inativas para excluir a sua conta Google e todos os produtos referentes a ela, como o Gmail, Blogger, Google AdSense e o Youtube.

Para configurar sua exclusão em um tempo determinado de inatividade, siga os passos:

Passo 1. Faça o login na sua conta Google.

Passo 2. Vá até essa página e clique em "Configurações".

Passo 3. Forneça ao Google um número de telefone válido para receber alertas - o Google irá enviar uma mensagem para esse mesmo número antes da data determinada para cancelamento da conta, então você saberá quando a sua conta está prestes a se tornar inativa.

Passo 4. Em seguida, terá que selecionar um período de tempo limite (3 meses, 6 meses, 9 meses, um ano, 15 meses ou 18 meses).

Passo 5. Adicione até 10 amigos ou familiares que devem ser notificados de que sua conta está inativa. Você também tem a opção de compartilhar seus dados com eles.

Passo 6. Depois selecione a opção "Ativar".

Se você não conseguir fazer o login para acessar sua conta no período limite determinado anteriormente, o Google irá excluir sua conta Google e tudo associado a ela.

Facebook

O Facebook é um dos poucos serviços online que permite que você escolha um contato para herdar sua página e assim gerenciá-la quando você morrer. Ele também permite que você exclua sua página quando morrer, embora ele não use a inatividade para determinar que você "já foi dessa pra melhor."

Para garantir que sua conta do Facebook seja excluída quando você morrer, siga os seguintes passos:

Passo 1. Abra o Facebook e vá em "Configurações".

Passo 2. Depois vá em "Segurança".

Passo 3. Selecione "Contato herdeiro", selecione o contato e clique em "Adicionar".

Passo 4. Clique em "Fechar", ou

Passo 5. Selecione a opção "Exclusão de Conta" e depois em "Excluir após falecimento"

Passo 6. Re-digite a sua senha do Facebook para salvar as alterações.

Sua conta agora já está configurada para ser excluída quando o Facebook for informado sobre a sua morte. Isso significa que, se alguém tentar adulterar a sua página, ela será excluída ao invés de ser imortalizada.

Use um serviço de legado virtual

O Google e o Facebook te dão o poder de deletar ou não a sua página após a sua morte, mas muitos outros sites, como o LinkedIn, o Twitter, o Microsoft e o Yahoo, funcionam de outra maneira.

Esses sites só vão deletar a conta de uma pessoa falecida caso um membro de primeiro grau da família peça a exclusão. Por falar nisso, você pode e deve planejar como sua vida digital será tratada após a sua morte em testamento. Se deseja ter o controle total sobre isso, você pode usar um serviço de legados digitais, como o Perpetu.

Perpetu é um serviço online que cobre Gmail, Facebook, Twitter, Flickr, LinkedIn, Dropbox e GitHub. Nele você pode conectar suas contas e então definir seus desejos finais para cada serviço.

Você pode solicitar que o Perpetu apague tweets e mensagens diretas no Twitter, exclua certos emails de sua conta Gmail ou apague arquivos de sua conta Dropbox, por exemplo.

O serviço não tem o poder de excluir contas reais, mas pode apagar dados além de deixar atualizações finais pós-morte para familiares e amigos verem. O Perpetu atua quando recebe a notificação de falecimento de algum contato de confiança seu com um código de referência. Por isso não é uma má ideia deixar tudo determinado conforme a sua vontade.

Fonte: Canaltech

registrado em:
Fim do conteúdo da página