Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Não existe “caixa mágica” na segurança da TI
Início do conteúdo da página

P.H.E.R.A - Projeto Hacker Ético para Recreação de Alunos

O PHERA é uma parceria do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica com o Colégio Militar de Brasília para ensinar programação para alunos do ensino médio.

 

  • Criado: Domingo, 20 de Setembro de 2015, 10h18
  • Publicado: Domingo, 20 de Setembro de 2015, 10h18
  • Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2015, 10h33

 

 O projeto visa despertar o interesse pela área de tecnologia nas gerações futuras, concedendo as ferramentas necessárias aos alunos para que possam experimentar passos mais largos nesse desafiante mundo dos computadores, abandonando o tímido papel de espectadores e passando a desempenhar uma postura de criadores de suas próprias soluções.

 O aluno ingressa no PHERA no primeiro ano de ensino médio, quando é selecionado entre os voluntários com base em seu rendimento escolar. Esse público alvo foi escolhido devido a perspectiva de continuidade nos demais anos do ensino médio e por conta da base matemática que é necessária para desenvolver os programas sugeridos ao longo do ano.

A didática adotada permeia palestras sobre temas relacionados a computação, apresentação de filmes relacionados ao mesmo assunto e aulas teóricas sobre programação. Nos primeiros encontros são abordados os conceitos basilares de programação, adotando para tanto a pseudo-linguagem “scratch” para garantir aos alunos uma compreensão mais completa da lógica por trás dos códigos. Em seguida, quando o arcabouço teórico mínimo é transmitido, são ensinados aspectos mais complexos das linguagens de programação, lançando mão da linguagem “python” como ferramenta para o ensino. Para estimular o aprendizado, são propostos desafios semanais, quando jogos e pequenos projetos são desenvolvidos pelos alunos.

 Caso você tenha conhecimento em alguma linguagem de programação, tenha experiência com Arduino, desenvolvimento de aplicativos ou jogos e tenha interesse em colaborar/participar do projeto entre em contato com Cap Vasconcellos (61) 3415-3407 RITEX 863-3407 ou capvasconcellos@cige.eb.mil.br

 Veja alguns códigos desenvolvidos pelos alunos: 

 - Programa para calcular equações do 2º grau - Desenvolvido pela aluna Tatiana 1º ano

 - Programa de Criptografia, baseado no algorítmo RSA - Desenvolvido pelo aluno Seródio do 1º ano

 - Simulador de eleição - Desenvolvido pelo aluno Gabriel 1º ano - Desenvolvido pelo aluno Gabriel 1º ano

 -  Programa para comparar patentes - Desenvolvido pelo aluno Gabriel Mitre 1º ano - Desenvolvido pelo aluno Gabriel Mitre 1º ano

registrado em:
Fim do conteúdo da página