Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dicas > Onde denunciar crimes virtuais: lista de delegacias especializadas
Início do conteúdo da página

10 dicas de comportamento em um fórum de discussão

Criado: Sexta, 25 de Setembro de 2015, 08h18 | Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2015, 08h18 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2015, 20h54 | Acessos: 163

Fóruns na internet são uma grande fonte de informações sobre diversos assuntos. Por meio dos fóruns, é possível compartilhar conhecimento, ideias, opiniões e aumentar o networking pessoal e profissional. Interesses e dúvidas em comum são encontrados e geralmente solucionados com a colaboração de outros membros participantes da comunidade. Entretanto, participar de fóruns exige uma boa dose de ética e bom senso, já que você lida com outros profissionais com diferentes graus de experiência.

 

dicascomportamentoforumdiscussao

 

Apenas para efeito de conhecimento, vale ressaltar aqui o conceito de um fórum de discussões. Se você já participa ou conhece bem o funcionamento, sinta-se à vontade para pular esta parte.

Um fórum de discussão é composto de três elementos principais: seções, tópicos e respostas. O principal objetivo das seções é manter o fórum organizado em grupos, facilitando a visualização e a busca por mensagens. Em um fórum sobre desenvolvimento de software, por exemplo, as seções poderiam ser classificadas por linguagem de programação, como Java, PHP, Delphi e C#.

Ao acessar uma seção, há uma lista de tópicos publicados pelos membros. Cada tópico pode ser compreendido como um tema ou uma dúvida levantada pelo usuário, com o objetivo de criar uma discussão entre os membros do fórum. Em seguida, ao clicar em um tópico, normalmente as respostas são exibidas em ordem linear, ou seja, as postagens mais recentes aparecem no final da página.

Um tópico é encerrado quando a dúvida é solucionada ou é mantido aberto quando se trata de um tema acentuado para discussões. Quando um tópico possue muitas respostas, passa a ser chamado de “Tópico Quente”. Estes tópicos, em alguns fóruns, ganham destaque e permanecem fixos no topo da seção, principalmente quando o assunto envolve o consenso de todos os membros.

Embora os fóruns apresentem estatísticas de respostas e o nível de experiência de cada membro, a intenção não é criar uma “competição” entre os usuários. O propósito do fórum é fornecer um ambiente para compartilhamento de informações, independente do grau de experiência. As estatísticas servem para indicar os usuários que estão colaborando há mais tempo no fórum e merecem ser reconhecidos por esse comprometimento.

Tornar-se membro de um fórum, acima de tudo, requer um comportamento ético e profissional. Em uma comparação, podemos dizer que o fórum é semelhante a uma dinâmica de grupo, onde todos devem colaborar entre si para alcançar uma solução, e para isso, a educação, o bom senso e a colaboração são fundamentais. Separei dez dicas principais para ter uma boa conduta na participação de fóruns, que condizem ao relacionamento com os outros membros e objetividade nos conteúdos postados.

1) Leia e respeite as regras do fórum antes de começar as atividades.
Isso é muito importante para os novos membros que ingressam na comunidade. Cada fórum possui suas próprias regras, geralmente relacionadas ao comportamento dos usuários e aos conteúdos publicados. Seguir essas regras evita que você seja alertado ou “banido” da comunidade.

2) Não poste tópicos com todas as letras em maiúsculas.
Seja natural e escreva os tópicos de forma correta, colocando em maiúscula somente a primeira letra da frase. Escrever tudo em maiúsculas afeta a estética do fórum e alguns membros podem até ignorar o tópico. E mais: quando você escreve tudo em maiúsculo, subentende-se que você está “gritando”. Essa dica também vale para as respostas.

3) Faça bom uso da língua portuguesa.
Procure escrever formalmente, respeitando a ortografia e gramática sem fugir da coerência do assunto. Cometer erros na digitação das palavras, bem como não utilizar acentos, vírgulas ou parágrafos podem comprometer o seu profissionalismo diante dos outros membros.

4) Não utilize palavrões ou gírias informais.
Como disse no começo do artigo, você está lidando com outros profissionais, portanto, comporte-se como um. Atuar com formalismo lhe ajudará a ser bem visto pelos outros membros, sem contar que é possível conseguir novas oportunidades ou a participação de algum projeto lucrativo. Nada de palavrões, gírias, informalidade ou piadinhas sem sentido.

5) Vá direto ao ponto.
Seja objetivo e evite escrever textos longos ou detalhes que não são relevantes sobre o tema. Alguns membros não tem tempo ou disponibilidade para ler, interpretar e responder tópicos com uma descrição muito extensa. Observe que há vários outros tópicos publicados no mesmo fórum, e cabe a você redigir o texto de uma forma que atraia o maior número de pessoas.

6) Utilize imagens para ilustrar melhor o problema.
Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Portanto, postar uma imagem do erro ou dúvida na descrição do tópico ajudará os membros a compreender melhor a sua necessidade. Muitas vezes, quando o usuário tenta detalhar demais o assunto, acaba por confundir a interpretação dos membros que acessam o tópico.

7) Não poste tópicos sobre o mesmo assunto várias vezes.
Ao invés de criar vários tópicos consecutivos para tentar atrair a atenção dos membros, procure utilizar apenas um tópico e postar quantas mensagens forem necessárias para alcançar uma solução. Assim você evita redundância de informações dentro do fórum, ou seja, vários tópicos tratando do mesmo assunto.

8) Publique o tópico no local correto.
Atente-se às seções existentes no fórum para evitar a criação de tópicos em seções incorretas. Por exemplo, criar um tópico sobre C# na seção sobre Banco de Dados, além de errado, provavelmente não será bem acessado pelos membros.

9) Pesquise dúvidas semelhantes para não duplicar tópicos.
Este é um dos erros mais frequentes nos fóruns. Muitos membros criam tópicos sem ao menos pesquisar se já houve uma dúvida semelhante. Se você pesquisar e encontrar um tópico que solucione o seu problema, você evita de criar mais um tópico e esperar que as pessoas respondam. E mais, normalmente os fóruns possuem um sistema robusto de pesquisa de mensagens, facilitando a busca do usuário.

10) Aprenda também a ajudar, e não somente ser ajudado.
Existem alguns usuários que costumam registrar-se no fórum, criar um tópico sobre uma dúvida e, quando este é resolvido, nunca mais voltam. Lembre-se de que geralmente os membros de um fórum não são remunerados por responder os tópicos, apenas participam para ajudar a comunidade de usuários. Sendo assim, você também deve colaborar e ajudar outras pessoas com dúvidas. Essa é a ideia em manter o grupo de discussões ativo e sempre atualizado.

Em suma, seguir as dicas acima permite um melhor aproveitamento dos recursos e garante um bom relacionamento nos fóruns de discussão. Espero que tenham sido úteis pra vocês!

Publicado originalmente no blog SubRotina

Fonte: PROFISSIONAIS TI

registrado em:
Fim do conteúdo da página