Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigos
Início do conteúdo da página

Artigos

Criado: Quarta, 30 de Março de 2016, 16h41 | Publicado: Quarta, 30 de Março de 2016, 16h41 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2016, 16h08 | Acessos: 113

Artigo jornalistico é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. Em jornais impressos, é normal que os editores convidem personalidades da sociedade (especialistas, intelectuais, autoridades) para escrever artigos sobre temas específicos do noticiário, sem remuneração.

Artigo científico é o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos. Em geral, é produção de 40 páginas ou menos. Pode ser resultado de sínteses de trabalhos maiores ou elaborados em número de três ou quatro, em substituição às teses e dissertações; são desenvolvidos, nesses casos, sob a assistência de um orientador acadêmico. São submetidos às comissões e conselhos editoriais dos periódicos, que avaliam sua qualidade e decidem sobre sua relevância e adequação ao veículo.

Esse espaço abriga tanto artigos científicos como de opinião, todos refletindo o pensamento de seus autores, não significando, pois, a posição da Instituição. É fundamental este entendimento e, assim, dispor - se deste espaço com a liberdade acadêmica e de pensamento que alimentam as inovações e a própria transformação .

Aproveite este acesso e expanda seu conhecimento!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página